Terapias
Acupuntura
Aplicação de agulhas nos pontos de acupuntura.
Baseada na aplicação de agulhas em pontos nos canais de energia(Meridianos), a acupuntura gera estímulos que desbloqueiam a energia ou chi(Qi) estagnado, melhorando seu fluxo pelos canais de energia. O Chi(Energia Vital) está em tudo o que tem vida e em todas as coisas que notamos no meio em que vivemos. Quando o Chi está em harmonia, existe movimento, saúde, vida e em contrapartida, quando ele se encontra em desarmonia, surgem as estagnações, a interrupção do movimento, as síndromes que, quando não tratadas podem gerar péssimos resultados. Sessões de acupuntura ajudam a recuperar o fluxo de chi(Qi) e evitar que este se deteriore, desta forma, energéticamente recuperando a saúde e o bem estar de um indivíduo bem como tratar preventivamente para se evitar ficar doente.
Contra indicações
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Importante
A acupuntura é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Audiopuntura
Aplicação de sons nos pontos de acupuntura.
Há muito tempo pesquisa-se sobre técnicas que não sejam tão invasivas para estimular os pontos nos canais de energia(Meridianos). Há metodos consideravelmente eficazes a ponto de estabelecer harmonia em tratamentos tanto quanto as famosas agulhas de acupuntura. Dentre várias ferramentas que visam promover esta busca pela harmonia, encontramos também, o uso do som nos pontos de acupuntura, através de diapasões que, acompanhados ou não de outras técnicas e instrumentos podem promover efeitos terapêuticos excelentes. Há manuscritos que citam o uso do som em tratamentos, mas não descrevem a técnica utilizada com precisão. Por isso ainda há poucos profissionais especializados nessa técnica. A Audiopuntura trata os níveis físico, psíquico, emocional e energético tão bem quanto a Acupuntura
Contra indicações
Pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Importante
A audiopuntura é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Cromopuntura
Aplicação de cores nos pontos de acupuntura.
Nós, seres humanos, somos sensíveis à exposição de luz, já que submetidos à luz solar podemos apresentar alterações em nossa pele, assim como na fisioterapia se utiliza a luz infra-vermelha como tratamento terapêutico. As cores, na visão oriental tem relação com a teoria dos 5 elementos onde cada órgão e cada víscera tem relação com um desses elementos e assim a harmonia ou a desarmonia entre eles. O tratamento pode ser elaborado com a utilização de um aparelho cromoterápico, o THAO SPECTRUM, desenvolvido pelo Prof. Sandro Bianchi, que permite a aplicação de cores diretamente nos acupontos (pontos de acupuntura). É uma técnica indolor, não invasiva e sem efeitos colaterais. Indicada para a maioria dos casos tratáveis por acupuntura.
Contra indicações
Pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Importante
A cromopuntura é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Eletroacupuntura
A eletroacupuntura é a aplicação de estímulos elétricos (leves choques) nos pontos de acupuntura.
Técnica utilizada com estímulo elétrico através de instrumentos eletroterapêuticos conectados à agulhas que, inseridas em pontos especificos, tratam as mais diversas enfermidades tratáveis por acupuntura. Alguns aparelhos servem, inclusive, para conferir o diagnóstico energético. É o caso de aparelhos de eletro acupuntura com sistema Ryodoraku. Na grande maioria são aparelhos montados sobre displays de porte médio e mais indicados para trabalho em consultórios, pois necessitam de um apoio em posição estratégica na proximidade de uma maca, onde ocorre o tratamento. E uma outra opção, o Haihua .
Funciona como um massageador elétrico em pontos de acupuntura. Indicados para tratamentos de dores, contraturas, paralisias, espasmos e outras enfermidades causadas pela exposição ao vento frio.
Contra indicações
Importante
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, portadoras de marcapassos, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
A eletroacupuntura é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Laserpuntura
A laserpuntura é a aplicação de laser nos pontos de acupuntura.
Também apoiada nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura com a utilização de laser, em substituição às agulhas, oferece benefícios similares e em alguns casos, até melhores do que simplesmente com agulhas. Tem comprovado eficácia, resultados rápidos e visíveis com aplicação totalmente indolor, podendo ser utilizada por crianças, jovens e adultos. Podem ser observados como critérios na escolha do tratamento as seguintes anotações: a) Frequência a ser utilizada; b) O tempo de duração da aplicação; c) A cor a ser utilizada (Vermelho, Infravermelho ou Verde); O ponto de acupuntura ou a área onde deve ser feita a aplicação e a melhor indicação em combinação de pontos, com base na avaliação do quadro de cada cliente, considerando a profundidade de cada caso a ser tratado.
Contra indicações
Importante
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
A laserpuntura é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Quiropraxia
Coreana
Manipulação vertebral - Manobras de baixo impacto que trazem alívio e reequilíbrio energético imediato.
Manipulação vertebral consiste numa série de manobras cujo objetivo é fazer o realinhamento energético através da manipulação da coluna vertebral. Parte-se da premissa que as sub-luxações das vértebras provocam pinçamentos nas raízes nervosas que emergem entre uma vértebra e outra, interrompendo ou atrapalhando o fluxo nervoso, levando à uma patologia na região atendida por aquela raiz, seja uma estrutura, um órgão ou um membro (Por exemplo: dores lombares, dor na região dos braços ou pernas, dificuldades respiratórias, problemas de natureza digestória, etc.). A manipulação vertebral, assim como a massagem, acompanha a história da humanidade.
Contra indicações
Importante
No momento em que o ser humano tocou uma parte dolorida do corpo e constatou que a manipulação do local poderia levar a um alívio, pôde ter verificado também a possibilidade de que o realinhamento das vértebras poderia consequentemente trazer alívio. Com base em estátuas, figuras e relatos, conclui-se que todos os povos(Egípcios, gregos, chineses), desde a antiguidade, tiveram algum tipo de manipulação. Em 1895, Daniel David Palmer, um canadense, criou um sistema que acabou se difundindo pelo mundo com a criação de Faculdades de Quiropraxia (Chiropractic Colleges) e é o mais conhecido hoje em dia. Nos anos 70, o Dr. Eui Hak Choi, Médico Coreano, Doutor em Medicina Oriental, e Grão Mestre em HAP KI DO ( Arte Marcial Coreana) criou um sistema baseado nas manobras mais simples e menos agressivas encontradas nas técnicas mais conhecidas de Quiropraxia. Apoiando-se também em conceitos da Medicina Tradicional Chinesa que fazem ligação com o fato de que pela coluna vertebral passa um canal de energia(Meridiano) chamado DU MAI ou Vaso Governador, responsável por todos os canais de energia Yang do corpo. Assim, antes de tudo, a manipulação ajudaria a melhorar o fluxo energético, além do nervoso. A Manipulação Vertebral é um grande auxiliar em qualquer tipo de tratamento, seja fisioterapia, massagem, acupuntura, homeopatia e mesmo a utilização de remédios alopáticos. Por exemplo: Numa lombalgia decorrente de pinçamento lombar, enquanto este estímulo negativo não for eliminado, o uso de anti-inflamatórios alivia os sintomas apenas durante o tempo de ação do remédio. Ao terminar o efeito, os sintomas voltam porque a causa da inflamação não foi resolvida. A contra-indicação formal é a presença de qualquer patologia que venha enfraquecer seriamente as vértebras, como a tuberculose óssea, o câncer ósseo, a osteoporose avançada. Por isso é recomendável o diagnóstico médico. Manipulação Vertebral: O caminho da postura correta.
A contra-indicação formal é a presença de qualquer patologia que venha enfraquecer seriamente as vértebras, como a tuberculose óssea, o câncer ósseo, a osteoporose avançada, quadros avançados de hérnia de disco e outras situações. Por isso é recomendável o diagnóstico médico antes de procurar esse tipo de tratamento complementar.
A quiropraxia é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Ventosas
Aplicação de pressão negativa, através de ventosas em pontos de acupuntura ou regiões específicas do corpo.
As ventosas são ferramentas dentro da Medicina Tradicional Chinesa que vêm sendo utilizadas a centenas de anos e têm mostrado extrema eficiência como base de tratamento terapêutico. Muito conhecida também como Terapia do Chifre, pois inicialmente eram utilizados chifres de gado, nos quais, para se criar uma pressão negativa, acendia-se fogo dentro destes., eliminando-se a presença de ar, o que resulta num processo de vácuo, assim removendo sangue de furúnculos, pus e outras substâncias de igual natureza nos indivíduos que precisassem deste tipo de tratamento. Alguns usavam o chifre furando a outra extremidade, podendo assim sugar o ar, trazendo o mesmo efeito de vácuo. Ainda na antiguidade se utilizavam também as famosas “ sanguessugas “ para tratamentos da mesma natureza.
Contra indicações
Importante
Podemos dizer então que as ventosas de hoje são as mais modernas sanguessugas de outrora. Atualmente existem ventosas em vidro, ventosas em material sintético, ventosas magnéticas e ventosas elétricas para os mais diversos tipos de tratamentos como por exemplo: dor abdominal, dor nas costas, furúnculos, constipação, tosse, febres, hipertensão, problemas de pele, fadiga, veias rompidas, insônia, torcicolos, dores musculares, inclusive tratamentos de nível estético como as celulites. Proporcionam um relaxamento muito imediato principalmente em pontos de maior acúmulo de tensão no corpo humano. Podem ser terapias isoladas ou complementares a outros tipos de tratamento, como massagem, acupuntura, etc.
A terapia com ventosas é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Moxabustão
Aplicação de calor, através de diversos tipos e técnicas de moxabustão em pontos de acupuntura e regiões específicas do corpo.
Parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, uma técnica terapêutica utilizada por centenas de anos mostrando excelentes resultados. Normalmente se utiliza a moxa complementando outras terapias, como a massagem ou a acupuntura. Pode ser utilizada para tratar diversas enfermidades, dentre elas, problemas menstruais, ansiedade, asma, constipação, depressão, diarréia, dores nos cotovelos, dores nas costas, frigidez, insônia, resfriado, sinusite, vertigem, esterilidade, stress, problemas de natureza digestória, dores nos joelhos bem como método preventivo de tratamento para doenças de diversas naturezas. No Brasil, entende-se por moxa a erva Artemísia Vulgaris, que é uma planta que cresce principalmente na China.
Contra indicações
Importante
A queima desta erva medicinal gera calor e a liberação de um óleo que traz grandes efeitos analgésicos, relaxantes, estimulantes e favorecem a circulação de toda a energia estagnada em pontos do nosso corpo onde está se apresentando a dor. É usada para tratar indivíduos utilizando o calor gerado pela moxa nos canais de energia(Meridianos), nos pontos de acupuntura, ou simplesmente tratamentos locais, onde o indivíduo sente dor. Existem dois tipos de tratamento por moxabustão: Moxa Direta e Moxa Indireta, onde encontramos alguns tipos de moxa: Cone, Bastão, incenso, Botão, Caixa, lã, Misturada, Carvão, elétrica, dentre outros. Uma ótima opção de tratamento preventivo com possibilidade do aumento da imunidade e da vitalidade segundo o conhecimento oriental.
A moxabustão é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas e principalmente, pessoas com patologias de natureza "calor". Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Massagem
com pedras quentes
Aplicação de massagem utilizando pedras aquecidas sobre o corpo.
Nascida no oriente há mais de 2000 anos, inicialmente as pedras quentes eram muito utilizadas por monges tibetanos, principalmente nos períodos de jejum, pois segundo eles as pedras quentes colocadas sobre o estômago e abdômen, proporcionavam uma sensação de saciedade, diminuindo a fome e energizando o corpo, além de aliviar gastrites e controlar a ansiedade. Muitos outros povos também utilizaram os benefícios das pedras quentes. Na China, por exemplo, desde 2000 AC, as pedras aquecidas eram usadas para aliviar músculos cansados. Algumas comunidades indígenas esquentavam pedras ao sol e colocavam sobre o ventre de mulheres no período menstrual para amenizar as cólicas. A massagem com pedras quentes é a união de técnicas de geoterapia, termoterapia, terapia corporal e aromaterapia. A união destas terapias ajuda a equilibrar o corpo, mente e espírito. A massagem com pedras quentes traz de uma forma eficiente e natural um bem estar, redução de estresse e qualidade de vida.
As pedras utilizadas nesta técnica, são pedras vulcânicas, como basaltos de amidalóides ou ágatas, por sua capacidade de conservar o calor por mais tempo, aquecidas entre 45 a 550C.
Contra indicações
Importante
Essas pedras são colocadas sobre os chakras (centros energéticos, nos quais há troca de energia do corpo com o ambiente e vice-versa) e também utilizadas para as manobras de massagem propriamente dita.Devido à união do calor com a massagem, essa técnica permite o alívio dos sintomas de TPM, o aumento da circulação sanguínea, aumento do metabolismo, relaxamento muscular, redução do estresse, entre outros. Assim, a massagem com pedras quentes é indicada em casos de dores musculares, relaxamento, estresse, insônia, depressão, ansiedade e re-equilíbrio energético.
A massagem com pedras quentes é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas e principalmente, pessoas com patologias de natureza "calor". Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Shiatsu
tradicional
Aplicação de massagem utilizando pressão nos pontos de acupuntura.
No oriente, os tratamentos baseiam-se em cinco grandes pilares: Acupuntura, Massagem, Fitoterapia, Dietética e Exercícios de Qi Gong. Cada um desses pilares complementa o trabalho do terapeuta na busca da saúde, bem estar, tratamento preventivo de si próprio e de cada um de seus clientes.
As Terapias Tradicionais Orientais baseiam-se na harmonização dos Canais de Energia, vulgarmente conhecidos como Meridianos, que possuem “níveis“ ou camadas energéticas por onde flui o Chi (Energia Vital). O Shiatsu é uma massagem Japonesa, baseada em técnicas com origem na China que atua com pressão sobre os pontos e canais de Chi e pode auxiliar no tratamento de diversas enfermidades tais como: dor nas costas, dor de cabeça, enxaquecas, dores articulares, flexibilidade reduzida, problemas menstruais, problemas de natureza digestória, sintomas de asma, lesões esportivas, depressão, stress, ansiedade, insônia, dores musculares e como prevenção.
Pesquisas demonstram que pessoas que recebem uma sessão de shiatsu por semana são menos suscetíveis a esses tipo de enfermidades
Contra indicações
Importante
Antes de tudo, Shiatsu é uma técnica de massagem. Massagem, independente da técnica utilizada, sempre é toque. E toque, muitas vezes, pode significar uma maneira de o indivíduo conseguir se comunicar com alguém, aquilo que não consegue ou não quer falar a respeito. Uma maneira de ele poder se expressar e colocar para fora seus desconfortos, seus medos, seus distúrbios e dar espaço para que a sensação de paz, harmonia, melhora da disposição física e mental, tranqüilidade e clareza possam se instalar nele.
O Shiatsu Tradicional é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um tratamento por acupuntura.
Drenagem Linfática
Drenágem Linfática Manual
A drenagem linfática é um tratamento através de massagens específicas com óleos essenciais, usado principalmente como auxiliar na redução de medidas. Auxilia também tratamentos para má circulação sangüínea, pós-parto, tensão pré-menstrual e pós-operatório. A sessão de massagens pode ser realizada com mãos ou aparelhos específicos e dura em torno de 50 minutos. Embora existam esses aparelhos, há de se lembrar que o melhor tratamento de Drenagem Linfática é o realizado manualmente.
O objetivo da drenagem linfática é agir como coadjuvante para outros tratamentos, diminuir a retenção de líquidos através da massagem, fazendo com que os líquidos e a energia do corpo voltem a circular melhor e como conseqüência, obter a redução de medidas e melhora na qualidade de vida.
A Drenagem Linfática Manual é recomendada para pré e pós-cirurgia plástica e revitalização facial.
Indicada também para todo pós operatório onde ocorram edemas, esse tipo de tratamento terapêutico não costuma funcionar com apenas uma sessão avulsa. Os resultados costumam aparecer no decorrer de planos com duas ou três sessões semanais, onde ocorre a diminuição dos edemas e a melhor eliminação de líquidos e toxinas .
Contra indicações
Importante
Antes de tudo, Drenágem Linfática Manual é uma técnica de massagem. Massagem, independente da técnica utilizada, sempre é toque. Ao contrario do que se pensa, a Drenágem Linfática Manual não é uma massagem para fins estéticos e sim um trabalho terapêutico para drenar os líquidos ou toxinas que o corpo, por sí só, muitas vezes tem a dificuldade de eliminar sozinho. Seja pela própria dificuldade funcional do corpo em eliminar essas substâncias ou líquidos, seja por conta de edemas gerados por cirurgias, esse tipo de massagem não tem fins estéticos e sim terapêuticos. É um procedimento que necessariamente deve ser sutil. Toques mais fortes ou expressivos devem ser alcançados em outros trabalhos, como por exemplo, uma massagem terapêutica relaxante, uma massagem modeladora ou sessões de shiatsu tradicional.
A Drenágem Linfática Manual é um tratamento que complementa e age de forma integrativa com outros tratamentos na área da saúde. É importante ressaltar que este tratamento não substitui e nem exclui tratamentos de outros agentes de saúde, como médicos, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, dentre outros.
Mulheres em período inicial de gestação, pessoas com feridas ulceradas ou abertas, pessoas que sofrem de linfoma, leocemia, pessoas com varizes muito expostas, flebites, focos de necrose, dentre outras contra indicações. Por esse motivo, se faz necessário uma sessão de avaliação, onde o profissional irá avaliar a possibilidade ou não, do início de um plano de sessões com Drenagem Linfática Manual.